As escavadeiras são equipamentos essenciais para oferecer um trabalho de escavação mais ágil, seguro e econômico, seja no segmento da construção pesada ou na mineração.
Dentre os diversos modelos encontrados no mercado, a escavadeira hidráulica ganha destaque pela evolução técnica e por atuar em todos os tipos de operações do setor produtivo.
Especialistas afirmam que a forte demanda no mercado de commodities e os investimentos em infraestrutura estão levando as empresas a fazerem uso das escavadeiras. De acordo com as projeções da AEM (Association of Equipment Manufactures), a expectativa é que ocorra um aumento de demanda em 35% no Brasil.
Dessa forma, preparamos esse artigo para ajudar você a escolher a escavadeira hidráulica seminova para a sua empresa. Abordaremos sobre os tipos de escavadeiras disponíveis no mercado, quais as vantagens de usar esse tipo de equipamento com rodas e com esteiras, além dos principais cuidados na hora de escolher uma escavadeira hidráulica seminova.
Boa leitura!
Tipos de escavadeiras
No universo das escavadeiras determinados modelos apresentam algumas partes iguais, como a base de condução, um braço e lança. Mas, também é possível identificar algumas variações das máquinas. Por isso, elas são divididas em quatro categorias:
Escavadeira hidráulica: essa categoria apresenta força, velocidade, economia e equilíbrio. Ela representa uma evolução em relação aos outros tipos de máquinas, porque são usadas em vários setores como construção pesada, agronegócio e mineração.
Nessa categoria encontram-se as escavadeiras hidráulicas produzidas sobre rodas ou esteiras.
Escavadeira a cabos: esse tipo de equipamento tem como fonte de força o motor elétrico. Ela apresenta diversos tamanhos e alguns modelos chegam a suportar cargas de até 110 toneladas métricas. São muito utilizadas pela indústria da mineração e pouco usadas para trabalhos em centros urbanos.
Escavadeira de arrasto: é considerada um equipamento específico para a área de mineração. Ela consegue deslocar uma quantidade maior de materiais e atua em operações que envolvem minas de betume, carvão, xisto, dentre outras.
Retroescavadeira: além de ajudar no trabalho da escavação, esse modelo atua também no trabalho de demolições de edificações. Ela é uma combinação de um trator agrícola com alguns instrumentos técnicos presentes em uma escavadeira.
Quais as vantagens das escavadeiras de esteiras e das escavadeiras de rodas?
Quando se fala em escavadeiras hidráulicas é possível encontrar no mercado dois tipos: as máquinas que apresentam esteiras e aquelas que possuem rodas. Essas máquinas oferecem diversos benefícios para a sua empresa, mas é necessário avaliar qual delas poderá atender melhor o trabalho que será desenvolvido.
Veja os principais benefícios de cada tipo de escavadeira:
Escavadeiras de esteiras
Elas são boas opções para realizar trabalhos em terrenos com desníveis, solos soltos e que não necessitam de grandes deslocamentos. Inclusive, esses modelos contam com uma ótima capacidade de tração para superar aclives. Uma das principais referências do mercado é a escavadeira hidráulica Komatsu PC350.
Os equipamentos com as esteiras largas são recomendadas para solos soltos, como os pantanosos, e locais em que não seja necessário deslocamentos frequentes e nem que percorra distâncias maiores.
O sistema de lança, concha e braço da máquina possibilita trabalhar com escavações em áreas de mineração e obras de construção pesada.
Escavadeiras de rodas
Esse tipo de escavadeira é indicada para trabalhos que envolvam uma boa mobilidade do equipamento. Porém, as rodas oferecem uma capacidade de tração inferior à das máquinas com esteiras. Por apresentarem uma área de contato menor com o solo podem ser usadas para trabalhar em solos com superfícies mais duras, como o asfalto.
Elas podem transitar por várias áreas, sem a necessidade do uso de carretas. Além disso, esse tipo de equipamento permite manobras em qualquer tipo de terreno, sem provocar danos.
Como a escavadeira hidráulica Komatsu PC350 pode ajudar?
A escavadeira hidráulica Komatsu PC350 oferece um excelente desempenho no trabalho devido ao motor que desenvolve 246 HP, resultando em uma maior potência hidráulica com um consumo de combustível reduzido.
Além disso, o motor do equipamento tem um controle de emissão de poluentes e apresenta uma redução de 33% na emissão de NOx.
Outro benefício dessa máquina está relacionado ao grande desempenho e o baixo consumo de combustível que contribuem para aumentar a produção do trabalho e diminuir os custos da empresa.
Esse equipamento conta com um botão que tem a função de potência máxima e faz com que a força da escavação seja aumentada em 7%.
Sistema hidráulico e segurança
O sistema hidráulico é exclusivo e apresenta duas bombas hidráulicas que proporcionam movimentos suaves na operação. Vale ressaltar que o sistema Hydraumind presente na máquina faz um monitoramento de ambas as bombas e garante a melhor eficiência da potência do motor.
A segurança do operador é garantida pelo equipamento que apresenta certificação ROPS e ajuda a proteger contra imprevistos como danos causados por capotamento. Já a máquina pode trabalhar de forma segura por apresentar placas antiderrapantes e espelhos retrovisores com uma dimensão maior.
Principais cuidados ao escolher uma escavadeira seminova
O investimento em uma escavadeira nova é alto, por isso adquirir uma escavadeira seminova pode ser o caminho para a sua empresa. Apesar de apresentarem valores diferentes, o equipamento seminovo conta com funcionalidades tão adequadas quanto um novo.
Embora adquirir uma escavadeira seminova seja um bom negócio, é importante ficar atento aos cuidados na hora de escolher. Veja quais são eles:
- Avalie se a escavadeira apresenta vazamentos
Antes de comprar a máquina seminova, busque por sinais de vazamento e abra o compartimento da bomba hidráulica. É necessário avaliar também os cilindros, linhas e mangueiras. Qualquer tipo de vazamento no equipamento precisa ser consertado para que a escavadeira hidráulica funcione de forma segura e contínua.
- Faça a movimentação da máquina
Fique atento aos movimentos do braço e do balde da escavadeira. É importante verificar também se os pinos e buchas estão apertados, porque qualquer peça solta pode resultar em prejuízo no trabalho de escavação e a necessidade de realizar consertos na máquina.
- Preste atenção nas rachaduras
As marcas de rachaduras e curvas podem sinalizar que a integridade estrutural da escavadeira está comprometida. Verifique se entre a lança e o balde não existem essas marcas no ponto de conexão, caso elas estejam presentes será necessário a substituição da lança ou do balde.
Além de todas essas dicas, o mais importante é comprar uma escavadeira seminova com uma empresa séria e que apresenta credibilidade no mercado, como a Mason Seminovos.
Temos um selo de certificação que garante a procedência e garantia que a sua empresa está adquirindo um equipamento em perfeito estado de conservação, peças originais e revisado por profissionais capacitados.
Gostou das nossas dicas? Entre em contato e adquira agora uma escavadeira seminova com a nossa empresa. Além de garantir um equipamento seguro e confiável, o processo de compra é facilitado e sem burocracia.